sábado, 6 de fevereiro de 2010

Fed Cup - Resultados do Play-off de manutenção

Portugal e Bulgária defrontavam-se no derradeiro dia da prova sabendo que apenas uma delas poderia subsistir no Grupo I da Zona Europa/África da Taça Federação.

O confronto entre as duas selecções revestia-se de grande importância e, como tal, o líder da equipa nacional, Pedro Cordeiro, preferiu apostar na maior experiência de Neuza Silva em deterimento da irreverência da jovem Maria João Koehler para disputar o 1º singular do duelo diante da top 300 búlgara Dia Evtimova. No entanto cedo se percebeu que não foi a melhor opção dado que Neuza esteve sempre longe de demonstrar o seu melhor nível tenístico, revelando algum nervosismo e acusando dificuldades físicas, acabando por ser presa fácil para a consistência demonstrada pela adversária. A búlgara dominou os acontecimentos durante todo o encontro e foi com naturalidade que fechou o encontro com um categórico duplo 6-1, colocando assim a sua equipa mais próxima da manutenção.

De seguida, Michelle Larcher de Brito, a jogadora lusa melhor cotada, entrou em campo sabendo de antemão que precisava de vencer para manter vivas as esperanças portuguesas da permanência. Porém, do outro lado da rede, estava Tsvetana Pironkova, antiga nº 40 do ranking WTA, que, exibindo um serviço forte e acertivo e uma grande variedade de jogo de fundo do court, teve sempre o encontro controlado, nunca dando verdadeiras hipóteses a Michelle de mudar o rumo dos acontecimentos. 6-3 6-3 foram os parciais que colocaram em 2-0 o marcador a favor da Bulgária, decidindo de imediato a eliminatória.

O encontro da variante de pares não foi disputado visto que o seleccionador búlgaro decidiu poupar as suas pupilas, contrariando a vontade das tenistas portuguesas que pretendiam redimir-se das duas derrotas sofridas e dar uma pequena alegria ao público presente nas bancadas do complexo.

Portugal 1-2 Bulgária
Neuza Silva vs. Dia Evtimova 1-6 1-6
Michelle Larcher de Brito vs. Tsevetana Pironkova 3-6 3-6
Maria João Koehler/Neuza Silva vs. Dia Evtimova/Tsvetana Pironkova (des. Bulgária)

Com este desfecho, Portugal não conseguiu evitar a despromoção e em 2011 irá disputar o Grupo II da Zona Euro-africana da Fed Cup.

Sem comentários: