sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Fed Cup - Resultados da Fase de Grupos

Dia 1 da competição

No dia inaugural da prova, a equipa portuguesa tinha pela frente a Croácia. Neuza Silva abriu as hostilidades defrontando a jovem Ajla Tomljanovic e chegou mesmo a dispôr de 3 set-points no tie-break do 1º set mas foi incapaz de os concretizar e saiu derrotada do confronto em 2 sets. De seguida foi a vez de Michelle Larcher de Brito medir forças contra Petra Martic, jovem estrela em ascensão. Michelle ainda dispões de uma vantagem de 4-1 no 1º set mas que rapidamente foi anulada pela croata, que acabou por triunfar em 2 parciais. Com a eliminatória já decidida, Neuza e Michelle voltaram ao court para conquistar o ponto de honra diante da dupla Njiric/Kostanic-Tosic.

Portugal 1-2 Croácia
Neuza Silva vs. Alja Tomljanovic 6-7(6) 4-6
Michelle Larcher de Brito v.s Petra Martic 4-6 1-6
Michelle Larcher de Brito/Neuza Silva vs. Silvia Njiric/Jelena Kostanic Tosic 7-5 6-4

No outro confronto, a Suiça levou a melhor sobre a Roménia por 2-1, com Amra Sadikovic em destaque ao estar presente na conquista de ambos os pontos das helvéticas.

Dia 2 da competição

Após a derrota do dia anterior, Portugal via-se obrigado a vencer a equipa suiça para depender apenas de si mesmo para garantir a permanência nesta divisão. Porém, as helvéticas resolveram a questão rapidamente com Amra Sadikovic e Patty Schnyder a desembaraçarem-se, respectivamente, de Neuza Silva e Michelle Larcher de Brito, em 2 curtos sets. Em pares, a dupla portuguesa, constituída por Frederica Piedade e Maria João Koehler, esteve a bom nível perante o duo Moundir/Sadikovic mas não evitou a derrota em 3 sets e o correspondente desaire luso pela margem máxima.

Portugal 0-3 Suíça
Neuza Silva vs. Amra Sadikovic 4-6 1-6
Michelle Larcher de Brito vs. Patty Schnyder 2-6 4-6
Maria João Koehler/Frederica Piedade vs. Sarah Moundir/Amra Sadikovic 5-7 7-5 4-6

No embate entre as outras duas selecções da "poule" B, a Roménia levou de vencida a Croácia por 2-1, numa eliminatória apenas decidida no encontro de pares.

Dia 3 da competição
Na última jornada da fase de grupos, Portugal defrontava a Roménia sabendo que, para garantir automaticamente a manutenção, a vitória poderia não ser suficiente, visto que ainda assim estaria dependente de terceiros. No entanto, as romenas, ainda com esperanças de disputar os play-offs de subida, não facilitaram com Simona Halep a derrotar Maria João Koehler em 2 sets e com Alexandra Dulgheru a apenas sentir dificuldades no 2º set para ultrapassar Michelle Larcher de Brito. No encontro de pares, que apenas servia para cumprir calendário, Neuza Silva e Maria João Koehler coroaram o público presente com uma excelente exibição e, ao triunfarem por duplo 7-5 diante do par Begu/Olaru, diminuiram a desvantagem na eliminatória.

Portugal 1-2 Roménia
Maria João Koehler vs Simona Halep 4-6 1-6
Michelle Larcher de Brito vs. Alexandra Dulgheru 0-6, 7-5, 2-6
Maria João Koehler/Neuza Silva vs. Ioana Raluca Olaru/Irina Camelia Begu 7-5, 7-5

Croatas e suiças encontraram-se na outra jornada do dia com as helvéticas a serem superiores e a triunfarem nos encontros de singulares e no de pares (3-0).

Classificação final da "poule" B:

1º lugar: Suiça (3-0 em confrontos; 8-1 em encontros; 17-5 em sets)
2º lugar: Roménia (2-1 em confrontos; 5-4 em encontros; 11-12 em sets)
3º lugar: Croácia (1-2 em confrontos; 3-6 em encontros; 9-12 em sets)
4º lugar: Portugal (0-3 em confrontos; 2-7 em encontros; 6-14 em sets)

Assim sendo, a Suiça foi a selecção apurada para os play-offs de subida, onde tentará qualificar-se para os play-offs do Grupo Mundial II, enquanto que Portugal será obrigado a disputar o play-off de manutenção, tentando evitar a descida ao Grupo II da Zona Europa/África.

Sem comentários: